Perguntas Frequentes

O que é o Xikila Money?

O Xikila Money é uma oferta inovadora que te permite usar o telemóvel como uma carteira digital e teres sempre “kumbu na mão”! Permite transformar o teu telemóvel numa conta bancária e dá-te total liberdade para fazeres transacções bancárias de forma cómoda e segura em qualquer hora do dia. É um serviço disponibilizado pelo Banco Postal, S.A.

Quais são os produtos e serviços que o Xikila Money oferece?

O Xikila Money oferece os seguintes produtos e serviços: Contas à Ordem, Depósitos e Levantamentos, Transferências entre contas Xikila de e para outros bancos, Envios de Remessa, Pagamentos em estabelecimentos comercias (rede PAGA AQUI), Pagamentos através da nossa Aplicação móvel, por SMS, na Área de Cliente do website e nas nossas Agências, Quiosques ou Agentes, a entidades prestadoras de serviços (Energia, Telemóvel, Internet, etc).

Quais as vantagens de ser um Cliente Xikila Money e abrir uma conta?

É muito fácil ter uma conta bancária no Xikila Money, a abertura demora poucos minutos e o processo é muito simples!

Ter uma conta bancária tem vários benefícios, por exemplo para a obtenção de um emprego, porque muitos empregadores exigem conta bancária para o pagamento de salários. Mas, para além disso, o Xikila Money oferece um conjunto de produtos e serviços exclusivos que vão de encontro às necessidades financeiras do dia a dia das pessoas, e com preços baixos.

Quem pode ter uma conta no Xikila Money?

Qualquer pessoa singular nacional que seja maior de 18 anos, que tenha qualquer tipo de telemóvel (Smartphone ou não) e de qualquer operadora móvel. Os cidadãos estrangeiros também podem ter uma conta, desde que possuam Cartão de Residente ou Visto de Trabalho actualizados.

O que fazer para abrir a minha conta e começar a usar o Xikila Money?

1º passo – Faz o teu registo numa Agência, Quiosque ou Agente Xikila Money;

2º passo – Faz um depósito na tua conta Xikila;

3º passo – Começa a transaccionar!

Que documentos preciso para abrir uma conta no Xikila Money? E se não tiver documentos?

Para abrires uma conta Xikila normal tens de apresentar o teu BI (Bilhete de Identidade) e NIF (Número de Identificação Fiscal). No entanto, caso não tenhas presente estes documentos também poderás abrir uma conta Xikila, mas que terá algumas restrições em termos de limites de saldo e movimentos:
  • Os clientes que não apresentarem qualquer documento de identificação válido, apenas terão acesso à conta Xikila com limite de saldo na conta de até AKZ 30.000 e um limite mensal acumulado de movimentações a crédito na conta de até AKZ 300.000;
  • Os clientes que apresentarem um documento de identificação válido, sem que, no entanto, apresentem toda a documentação legal exigida, terão acesso a uma conta Xikila com limite de saldo na conta de até AKZ 100.000 e com um limite mensal acumulado de movimentações a crédito na conta de até AKZ 1.000.000;
  • Os clientes que apresentarem toda a documentação exigida para abertura de conta, terão acesso à conta Xikila sem restrições de utilização da mesma.

Que canais estão disponíveis para utilizar o Xikila Money?

Podes utilizar o Xikila Money nas nossas Agências, Quiosques ou Agentes;

Podes utilizar o teu telemóvel e fazer transacções por SMS;

Se tiveres um smartphone podes usar a Aplicação Xikila;

Podes ainda entrar no nosso website www.xikilamoney.co.ao no teu telemóvel, tablet ou computador, e aceder a tua Área de Cliente.

Quais os dias de funcionamento das Agências, Quiosques e Agentes Xikila Money?

De segunda à Sábado (Segunda à sexta-feira, das 8h às 15:30h no caso dos Quiosques e das 8h às 16:00h no caso das Agências, e Sábados das 8h às 12h para ambos). Alguns Agentes funcionam em horários mais alargados até aos fins de semana. Para mais informações, segue o link http://www.xikilamoney.co.ao/RedeAgentes.

Até a que horas posso fazer operações através do Xikila Money?

Depende dos canais que utilizar, na App ou Portal Web por exemplo, podes fazer a qualquer hora e em qualquer lugar.

Como baixo a Aplicação móvel Xikila?

A Aplicação Xikila está disponível para telemóveis Android e IOS, e pode ser descarregada na Play Store da Google ou na App Store da Apple, respectivamente.

Como fazer pagamento de facturas?

Caso a entidade prestadora de serviços tenha acordo com o Xikila Money, o pagamento de facturas estará disponível através de pagamento em dinheiro ou a partir da conta, nas Agências, Quiosques ou Agentes, ou a partir da conta do Cliente através da aplicação Xikila, pela Área de Cliente do website ou por SMS.

É necessário ter acesso a Internet para efectuar operações?

Não é necessário, uma vez que os clientes Xikila Money podem efectuar operações via SMS, e pode efectuar também nas Agências, Quiosques ou Agentes.

O que acontece se no meio de uma operação o telemóvel perder a rede?

Caso o telemóvel perca rede ou desligue-se durante uma operação, a mesma será cancelada.

Existe a possibilidade de validar as operações sem o telemóvel ou com ele desligado?

Não. Para validar uma operação é necessário que o utilizador tenha o seu telemóvel consigo e que o mesmo esteja ligado.

Terei custos por cada mensagem enviada?

As mensagens enviadas são cobradas de acordo com o tarifário que o Cliente tem com a sua operadora móvel.

Posso ser Cliente sem ter um número de telemóvel?

Não pode, as nossas contas estão subjacentes a um número de telefone uma vez que o mesmo passará a ser o teu número de conta.

Quantas contas podem estar atribuídas um número de telemóvel?

Um número de telemóvel apenas pode estar associado a uma conta.

Posso ter mais do que uma conta no Xikila Money?

Não, não é possível teres mais do que uma conta no Xikila Money.

Qual o valor mínimo para depósito?

Não precisas de depositar muito dinheiro, podes depositar AKZ 2.000 ou AKZ 1.000 por exemplo, ou até menos.

Tenho de pagar alguma coisa para usar o Xikila Money?

Não pagas nada para Abertura e nem para Manutenção da tua conta Xikila. Para saberes sobre quanto tens de pagar nas restantes operações, clica no link: http://www.xikilamoney.co.ao/precario.

Onde poderei depositar e quais os limites?

Os depósitos em numerário podem ser efectuados nos seguintes canais: Agências, Quiosques e Agentes, sendo que os limites dependerão perfil de conta e do canal utilizado; os limites pelo perfil de conta, são os da resposta a pergunta “Que documentos preciso para abrir uma conta no Xikila Money? E se não tiver documentos?”. Pelo canal no que toca aos Quiosques, o limite é de AKZ 80.000 (Oitenta Mil Kwanzas) por dia e por Quiosque, acima desse valor pode ser efectuado em partes nos Quiosques ou então de uma vez numa Agência.

Onde e como fazer levantamentos da minha conta? Há alguma limitação diária?

Os levantamentos podem ser efectuados nos seguintes canais: Agências, Quiosques ou Agentes. O montante dependerá do perfil de conta e do canal utilizado; os limites pelo perfil de conta, são os da resposta a pergunta “Que documentos preciso para abrir uma conta no Xikila Money? E se não tiver documentos?”. Pelo canal no que toca aos Quiosques, o limite é de AKZ 40.000 (Quarenta Mil Kwanzas) por dia e por Quiosque, acima desse valor pode ser efectuado em partes nos Quiosques ou então de uma vez numa Agência.

Tenho que manter um saldo mínimo na minha conta Xikila?

Não, não precisas manter um saldo mínimo na tua conta Xikila.

Posso enviar dinheiro para uma pessoa que não esteja registada no Xikila Money (Envio de Remessa)?

Sim, podes enviar dinheiro para uma pessoa não registada no Xikila Money, basta que tenhas o número de telefone da mesma. Após efectuares a transacção, é gerado um código de levantamento, que terás que partilhar com o beneficiário da transferência para que este possa ir a uma Agência, Quiosque ou Agente Xikila Money e levantar o dinheiro.

Posso abrir uma Conta Conjunta?

Não. Não está prevista, para já, a existência de contas conjuntas.

Posso receber o meu salário no Xikila Money? E é possível uma empresa pagar os salários dos seus funcionários pelo Xikila?

Sim, é possível receber o salário na conta Xikila, basta que o interessado dê os seus dados da sua conta Xikila (Número de conta e/IBAN) a respectiva entidade empregadora. Também é possível uma empresa pagar os salários de todos os seus funcionários pelo Xikila, comodamente a partir de um computador, e os funcionários receberão sempre uma SMS (mensagem) assim que o salário estiver nas suas contas. Para tal, as empresas interessadas devem contactar a linha de Apoio ao Cliente por telefone (923167333 ou 923167334) ou por e-mail (apoio@xikilamoney.co.ao), manifestando esse interesse.

O meu dinheiro está seguro no Xikila Money?

O teu dinheiro está completamente seguro no Xikila Money! Todas as operações são feitas com o teu telemóvel e têm que ser confirmadas com o teu código PIN secreto. Nunca partilhes o teu código PIN secreto com ninguém!

Uma outra pessoa pode fazer o levantamento em meu nome?

Não pode. O processo de levantamento é intransmissível uma vez que a mesma carece de autenticação biométrica pelo cliente.

Sendo o número da minha conta igual ao número do meu telemóvel, o que acontece se o telemóvel for extraviado ou roubado? Será que perco a minha conta bancária e consequentemente os valores que nela estiverem depositados?

Não, os valores continuam disponíveis na conta bancária, mas há a necessidade de proceder a alguns passos de segurança:
  • O primeiro passo é solicitar o bloqueio da conta numa Agência, Quiosque ou Agente Xikila Money, ou ligando para a Linha de Apoio ao Cliente (+244 923 167 333 e +244 923 167 334);
  • De seguida, deve solicitar uma 2ª via do cartão SIM junto da sua operadora móvel;
  • Caso não consiga obter a 2ª via do cartão e opte por comprar um novo número, poderá solicitar a troca do número de telemóvel associado à conta Xikila.

Como poderei recuperar a minha conta e respectivamente o meu saldo após o bloqueio?

É só solicitares o desbloqueio nas Agências, Quiosques ou Agentes Xikila Money.

Quais os riscos por utilizar o número de telemóvel como número de conta?

Não há riscos associados à utilização do número de telemóvel como número de conta. A cada conta será também atribuído um pin secreto e um IBAN único.

As operadoras móveis têm acesso à minha conta?

Não, apenas o Banco tem acesso aos dados dos Clientes, e trata estes dados com a máxima confidencialidade.

Como controlo os meus movimentos diários da conta?

O Cliente pode consultar os movimentos da conta através de SMS, da aplicação Xikila para smartphones e pelo Website (na Área de Cliente).

Os Clientes Xikila Money terão acesso a crédito bancário?

Sim, estarão disponíveis produtos de crédito bancário especificamente desenhados para as necessidades dos Clientes Xikila Money.

A solicitação de crédito poderá ser feita também por via telefónica?

Sim, alguns pedidos de crédito poderão ser executados apenas através do telemóvel do Cliente.

O que é a rede PAGA AQUI?

PAGA AQUI é a rede de comerciantes, lojistas e prestadores de serviços aderentes ao serviço Xikila Money e que aceitam os teus pagamentos nos seus estabelecimentos comerciais através da tua conta Xikila e utilizando o teu telemóvel.

Qual é a diferença entre um Agente e um Comerciante?

Um Agente funciona como correspondente bancário do Banco Postal e disponibiliza todos os produtos e serviços do Xikila Money (aberturas de conta, depósitos, levantamentos, etc). O Comerciante ou PAGA AQUI disponibiliza o sistema Xikila Money para os seus Clientes efectuarem os pagamentos no TPA Xikila, através das suas contas Xikila e utilizando o telemóvel.

Quais as moedas que se poderá utilizar através do Xikila Money?

Com o Xikila Money apenas se poderá transaccionar na moeda nacional Kwanza.

Sendo Cliente Xikila Money, terei acesso a um cartão de débito, género Multicaixa?

Não, os Clientes Xikila Money utilizam o seu telemóvel para efectuar as operações da sua conta.

Será possível efectuar transferências internacionais?

Para já, não é possível fazer transferências internacionais através da conta Xikila mas é possível receber na mesma; basta fornecer o respectivo IBAN da conta Xikila e o Swift do nosso banco que é único para todos os clientes (POTAAOLU) ao remetente.

Poderei fazer operações com moeda estrangeira?

Não estão disponíveis operações em moeda estrangeira.

A conta à ordem normal também terá acesso pelo telemóvel?

Sim. A conta à ordem normal está acessível por telemóvel, através da App ou no Website, na Área de Cliente.

Sendo Cliente Xikila, poderei pagar num outro TPA?

Não. O serviço Xikila Money só pode ser efectuado em TPAs exclusivos do Banco Postal.

Quantas Agências Xikila Money existem e onde estão localizadas?

O plano de expansão do Xikila Money prevê chegar a todo país, mas de momento, temos 4 (quatro) Agências, sendo três em Luanda (ISUTIC - Bairro dos CTT’s, km 7 S/N, Valódia - Av. Comandante Valódia nº194 e Prenda - Rua Comandante Arguelles nº146) e uma na província do Huambo (Av. Rei Wapojamba Catumbela S/N).

Quantos Quiosques Xikila Money existem e onde estão localizados?

O plano de expansão do Xikila Money, prevê no primeiro ano a implantação de 200 Quiosques, sendo 150 em Luanda e 50 no Huambo. Para saberes a localização dos mesmos, clica neste link: http://www.xikilamoney.co.ao/AgenciasQuiosques.

Na existência de algum problema, quais os contactos que posso utilizar?

Poderás contactar as Agências, Quiosques, Agentes e ainda a Linha de Apoio ao Cliente que funciona das 06:00 às 22:00 h, todos os dias, incluindo domingos e feriados (+244 923 167 333 e +244 923 167 334, e-mail apoio@xikilamoney.co.ao).

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