News

Banco Postal vai expandir os serviços a nível nacional

Cerca de 18 mil milhões de kwanzas (AKz) é o valor que o Banco Postal pretende investir para a abertura de novos pontos de atendimento (Xikila Money) nas 16 províncias do país em falta, informou hoje o presidente do conselho de administração, João Freire.



O Banco Postal de Angola, através do “Xikila Money”, já investiu AKz 10.5 mil milhões, e actualmente funciona, apenas, nas províncias de Luanda e Huambo.

João Freire, que falava à imprensa na 3ª edição do fórum Postal da Manhã, a decorrer sob o tema “ Inclusão Financeira, um direito fundamental”, disse estarem empenhados em conceder personalidade financeira à população angolana através dos serviços de proximidade (quiosques Xikila Money).

O responsável, que não apontou o número de balcões que pretendem, afirmou que a formalização da economia vai aumentar a arrecadação de receitas aos cofres do Estado, através da cobrança de impostos.

Afirmou que com este investimento, que se pretende fazer até 2023, e com os rendimentos que o banco vai gerar, ser possível atingir os objectivos visados para dar cobertura a nível nacional e à inclusão financeira de 62 por cento da população angolana.

Explicou que já estão a ser feitas visitas de campo e estudo nas províncias de Cabinda e Huíla para a abertura de novos pontos de atendimento (Xikila Money).

O Banco Postal tem dois anos de existência, começou a actividade do Xikila Money desde Março de 2017 e tem 267 mil clientes. Diariamente são abertas cerca de 750 contas e já efectuou cerca de um milhão de transacções, sendo mais de 900/ dia.

Em relação ao micro crédito, fez saber que 300 milhões de créditos foram concedidos em três meses de operação, tendo posteriormente afirmado que está a facilitar o comércio empresarial na efectivação dos seus negócios.

Afirmou que diariamente aumentam o número de clientes que solicitam a concessão de micro crédito, cuja taxa de retorno tem sido positiva devido ao cumprimento dos clientes, tendo justificado que o melhor crédito deve ser feito aos negócios que já existem.

Considerou o crédito, uma das soluções para desenvolver qualquer economia e apontou os serviços tecnológicos, os de operação de telecomunicação, entre outros serviços constarem dos desafios do Banco Postal de Angola.

26-09-2018 | Fonte: Angop

Contact Us

Send us your questions. We will respond as soon as possible.

To submit your resume, click here.
Resumes submitted by the form below will not be considered.

This site uses cookies to ensure you get a better browsing experience. Learn more about our Cookies Policy.
Close
Search...